Locais a visitar
Solar de Serrade
No Solar de Serrade encontra-se um importante espólio de mobiliário, tapeçarias e louças, assim como uma invulgar coleção de azulejaria. Tectos tradicionais em madeira, salões com lareira, são um convite à tranqualidade e ao lazer. O Solar de Serrade é um bom exemplo da recuperação do património arquitectónico da região Altominhota. O cuidado investido num alto grau de conforto, inclui, entre outras infra-estruturas, seis quartos duplos e duas suites. Quando nos movimentamos pelo interior do Solar de Serrade, deparamo-nos, surpreendentemente, com recantos repletos de tranquilidade e bom gosto.
Cordeiro à Moda de Monção
O Cordeiro à moda de Monção é um prato tradicional da Páscoa. E também por tradição e lendas tem um nome mais ousado… pode ler aqui toda a história deste prato também conhecido por “Foda à Monção”.
A confeção do cordeiro, em alguidar e levada ao forno de lenha, vem de tempos ancestrais e já atravessou gerações de cozinheiras monçanenses, encontrando-se em fase de certificação, trabalho da responsabilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Em período de Páscoa, a população de Monção envolve-se nas diferentes iniciativas religiosas e festeja, no seio familiar ou com os amigos, a essência desta época dedicada à morte e ressurreição de Jesus Cristo.
À mesa, como manda a tradição, não falta o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido localmente como “Foda à Monção”.
O nome brejeiro ou artístico, digamos assim, como é conhecido o Cordeiro à Moda de Monção, reflete o caráter afável, folião e bem-disposto dos monçanenses.
E porquê “Foda à Monção”? A história é tão antiga que nem consegue ser datada.
Assim, conta-se que: “Os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o animal. E, como em todas as feiras, havia de tudo, bons e maus.
A verdade é que os produtores de gado, quando o levavam para a feira queriam vendê-lo pelo melhor preço e, para que parecessem gordos, punham-lhes sal na forragem, o que os obrigava a beber muita água.
Na feira, apareciam com uma barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente gordos. Os incautos que não sabiam da manha compravam aqueles autênticos “sacos de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira do Minho: que foda!
Palácio da Berjoeira
O Palácio da Brejoeira localiza-se na freguesia de Pinheiros, na vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. A seis quilómetros a sul de Monção, inscreve-se em uma vasta propriedade rural, dividida entre 18 hectares de vinha, oito de bosque e três de jardim. Este sumptuoso palácio constitui-se num expoente das moradias fidalgas no país.
Castelo de Monção
O Castelo de Monção, no Minho, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Erguido na margem esquerda, a jusante de Melgaço, tinha como função primitiva defender neste trecho a passagem do rio Minho.